Apresentação - Cena MUZENZA

 





Nessa cena trouxemos o resultado de uma relação entre a trilha e construção corporal, inicialmente elaboramos a composição sonora que une o hino do G.R.E.S da Piedade, a canção Yaô do grupo Edún Àra Sangô e o funk do Dj Edgar. A concepção da trilha é marcada por interrupções, assim como a trajetória musical do funk, do samba e dos candomblés que são atravessadas por um percurso não linear, devido à construção histórica de opressão da arte negra no Brasil. O hino da piedade faz uma menção às raízes da comunidade do samba, a canção Yaô é utilizada sem os instrumentos, apenas as vozes com um edição que remete a uma robotização, mas ao mesmo tempo a voz sem o instrumento “legenda” a histórica que o espetáculo busca apresentar  e tudo entrelaçado pelo funk.




A proposta corporal surgiu de um processo criativo em que os bailarinos elaboram os movimentos a partir da descrição gestual de um Yaô no processo ritualístico de um terreiro, informações retiradas da tese de Elizabete Barros (2007). Com os movimentos elaborados, estruturamos uma organização coreográfica que entrecruza os movimentos desenvolvidos com um jogo de anacronismo. Sempre que entra o funk os bailarinos realizam movimentos em câmera lenta, uma interrupção, quando a música volta para a cadência do samba eles dão continuidade aos movimentos em uma frequência regular.


1 - Vídeo ensaio, câmera dinâmica:

https://youtu.be/atQvQ5F0O10


2 - Vídeo apresentação, câmera parada:

https://youtu.be/ipdwAPaevRI


Imagens do desenrolar das cenas:







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