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Mostrando postagens de abril, 2024

Refrão para Cantar

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BRAGADÁ YAWO SAUEIRO ÊH SAUEIRO ÊH ORIXA YAWO - BRAGADÁ YAWO VENHA DEBAIXO DO ALÁ QUERO SUA DIJINA ESCUTAR SOU EDÚN ÀRÁ (PEDRA DE RAIO) https://www.youtube.com/watch?v=ZuGOQQGC1Z8&ab_channel=Ed%C3%BAn%C3%80r%C3%A1Sang%C3%B4-Topic Yaô · Edún Àrá Sangô · Leonardo Salomão Yaô ℗ Edún Àrá Sangô Released on: 2023-09-26

Fichamento - TERREIRO FORA DO TERREIRO: CANDOMBLÉ DO SAMBA AO FUNK E O “RITO DE PASSÁ”.

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O  som  cria  uma  dimensão  nas  culturas  africanas,  como  uma  forma  de  contar  o tempo. As músicas funcionam como meio para manter o senso comunitário, então, nas primeiras  décadas  do  século  XX  os  batuques  e  cantos  de  samba  se  constituem  como lugares de manifestações de resistência e permanência. Muniz Sodré (1998) diz que onde havia negro havia samba, desde o período escravocrata o gênero musical se ressignificou e  popularizou-se  em  rodas  nas  casas  das  tias  negras,  nos  quintais  e  bares. Negros e negras escravizados (as) buscavam maneiras de diminuir  a  dor  do  exílio  em  danças,  músicas  e  cantorias,  além  de  mandingas  e envenenamentos. O cotidiano dos negros no período colonial, seja no trabalho...

Cenografia

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  Para cenografia a direção de arte (Ricardo Reis) vem sinalizando a vontade de uma composição a partir de folhas, cestas, balaios e arranjos a partir de peneiras que tenham as ervas como elementos composicionais. Sinalizando uma percepção de terreiro. Eu penso também em algo contemporâneo, como a mesa de som em cena, para que a mãe-de-santo vá administrando o som do espetáculo. Uma Pick-up de DJ.

Fichamento - Guerra dos Graves: da Quebra de Xangô ao Funk na Baixada Santista

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Enquanto as frequências graves do candomblé são emitidas pelo couro do atabaque, nos bailes funk não são poupados esforços para montar paredões de alto-falantes e subwoofers, que garantem a disseminação massiva e tátil dos graves, criando ao seu redor um espaço-tempo de aglutinação.  Tanto o candomblé quanto o funk produzem, a partir de suas batidas graves, um território que possibilita a emergência de ritmos e corporalidades não hegemônicas, agregadas ao redor das fontes emissoras de som. Os bailes funk e o candomblé constituem, sonoramente, espaços-tempos que escapam tanto à regulamentação do ruído urbano quanto à normatização dos corpos, e talvez por isso seus festejos incomodem tanto determinados estratos da sociedade brasileira. O baile funk não evoca diretamente a ancestralidade nem a força de divindades afro-diaspóricas, mas possui sua própria fruição de blocos de ancestralidades, mesmo que estas estejam sampleadas nas batidas do DJ. CD COMPLETO - MC PRIMO - PURO VENENO (you...

Documentário - CÁ TE ESPERO NO TUMBENCI SABERES E FAZERES

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Indicação de documentário feito pelo bailarino Ricardo Reis para se aproximarmos das práticas do Candomblé Angola, espaço que também estamos pesquisando para montagem do espetáculo. https://www.youtube.com/watch?v=SNc-iaOLV2I&ab_channel=C%C3%81TEESPERONOTUMBENCI-SabereseFazeres CÁ TE ESPERO NO TUMBENCI SABERES E FAZERES estreia em 11 de nov. de 2020 O espectador entenderá como seus saberes e fazeres são transmitidos tanto nos rituais das celebrações, quanto no dia-a-dia da comunidade, ampliando assim o legado afro brasileiro de herança banto, conhecido na tradição do terreiro Congo Angola, levantando também questões acerca do modo como os terreiros se consolidam na condição de espaços de desenvolvimento de práticas religiosas, de produção e de reprodução de conhecimentos através de suas Mametos, além de buscar estratégias para articular ações culturais, sociais, educativas, com novas perspectivas para a comunidade do Cabula/Beiru e seus 17 bairros do entorno, em Salvador-Bahia, con...

MUZENZA - Vídeo

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  https://www.youtube.com/watch?v=FOe_42fhEqI&ab_channel=NzoLuangoNdandawuKaturaGongue Tata Luanguele fala nesse vídeo um pouco sobre a saída de Muzenza e mostra algumas cantigas que são utilizadas. Nzo Luango Ndanda wu Katura Gongue Candomble de Angola - Mata Escura Rio de Janeiro - RJ. Iá iá iaô 2x Olha Muzenza de direcongo Iâo Olha Muzenza de direcongo Iâo https://www.youtube.com/watch?v=6B-HVKlBux0&ab_channel=Mutale%C3%A1UzangaAngoleiro

Canto

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  No Inzó Dandaluna, a pessoa responsável pela sequência das cantigas é o tatagongá. As cantigas começam, na maioria das vezes, pela sua voz. Ele é o solista e o coral é composto pelos outros membros da comunidade que respondem às cantigas. Ele saúda a divindade e, em seguida, tira a cantiga sem o som dos instrumentos musicais, utilizando somente a sua voz. As pessoas respondem ao mesmo tempo em que os instrumentos musicais iniciam a orquestração. Há, assim, uma alternância entre o solista e o coral. Isso se dá de duas formas diferenciadas: 1ª o enunciado da cantiga é repetido tal qual foi entoado pelo tatagongá; 2ª o enunciado da cantiga é apenas completado. Essas duas formas são descritas por Vatin (2005:161) como: 1ª) antifonal: o coro retoma o enunciado do solista; 2ª) responsorial: o coro completa o enunciado do solista. DEFUMAÇÃO 1ª atividade: Defumação Defumar todo o barracão com um recipiente de alumínio, contendo carvão em brasa e diferentes ervas secas: - alecrim (rosmari...

Link - Reunião de figurino

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  1° Reunião de figurino

Figurino - 19/04/24

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  FIGURINO Resultado de reunião de hoje, primeiro encontro sobre proposições de figurino.

Escrita processo de montagem

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  PROCESSO DE MONTAGEM A raiz de uma nação, o aproximar de sabedorias que são nascentes, informações fontes que disseminam fundamentos, pode ampliar as percepções de mundo daqueles que sentem a necessidade de viver a sua realidade a partir das experiências, signos e símbolos que possibilitem revisitar a história, memória e as trajetórias que constituem o corpo coletivo da sua ancestralidade. Nuances de afetos que ampliam o sentido dos acontecimentos. Ao pensarmos nas motrizes das cosmopercepções referenciadas no corpo negro-brasileiro, entendemos que encontrar raizes e desvincular de saberes enraizados possuem sentidos peculiares, distintos. Se debruçar sobre as nossas raízes africanas no Brasil seria transcender uma trajetória rumo à “pureza étnica” e interpretar as pluralidades das sabedorias, na intenção de realizar um sincero trabalho sobre os conhecimentos que estão nas esquinas, quintais, terreiros, ruas e estradas do solo brasileiro. Este chão carrega histórias que estão con...

FIGURINO

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https://youtu.be/FB3zMe8pL3s Proposição inicial. Homem: Calça pantalona, boca aberta, na cor bege, de algodão cru. Mulher: Top com tiras trançadas, simulando elásticos e calça cintura baixa mais justa ao corpo - não colado no corpo. Na cor bege, verde, ou marrom. Terceira peça: Um cinturão feito de cordas, sisal, peça para dar movimento, lembrando um pouco das roupas utilizadas por Obaluaiê. Quarta peça: Saiote de candomblé.

Elenco

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  Julia Falta a selecionar um personagem para ser a Yalorixá. Seria uma figura que dançaria de forma diferente da dupla Julia e Ricardo. Gostaria que essa personagem fosse uma mãe-de-santo com corporeidade de DJ. Vou ao ES em maio para continuar as montagens coreográficas e pensar neste personagem. ELENCO: Julia Fachetti e Ricardo Reis. Ricardo

Aplicativo de edição de som

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  Programas para edição de músicas online. Baixar músicas do youtube: https://y2meta.mobi/pt/youtube-to-mp3/ Cortar músicas: https://audio-joiner.com/pt/ https://clideo.com/pt/merge-audio Separa som de instrumento: https://pt.vidnoz.com/removedor-vocal.html

Corpo - insight criativo

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Lendo a tese observei que a autora traz uma contribuição de Xavier Vatin (2005), antropólogo, pesquisador de etnomusicologia e antropologia visual, ele desenvolve pesquisas sobre religiões afro-brasileiras, tradições religiosas de origem bantu na Bahia, música e possessão, mestiçagem musical, religiões e músicas da diáspora africana nas Américas e turismo étnico na Bahia. Em seguida ela apresenta alguns ritmos dos candomblés e descreve os movimentos. Isso me impulsionou a esquematizar uma ideia de criação de movimento. Por exemplo, no texto ela diz como os iniciados e filhos(as) da casa dançam variados ritmos, inclusive o Muzenza. Acho interessante ir para a sala de ensaio, fazer um aquecimento com o elenco, e depois ler alguns movimentos que a autora diz ser característicos da dança muzenza e ver como o bailarino decide emoldurar com o corpo o meu comando verbal. Na tese a autora diz: - Na dança muzenza os movimento são com o dorso muito baixo. Eu vou para sala de ensaio, peço que os...

Hierarquias

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As funções. Barros, 2007, p. 54. De acordo com essa configuração, depois de Roxitalamin, a figura mais importante na comunidade, vêm os filhos-de-santo, por ordem hierárquica, com seus papéis específicos e organizacionais: 1. Roximoximbaleuá é o nome iniciático da sucessora da Casa que já realiza alguns rituais; 2. Tatagongá - título de um homem que desempenha múltiplas funções; a principal delas é a de tomar providências sobre quaisquer problemas na ausência do pai-de-santo ou quando for necessário. É considerado o "pai-do-gongá"; 3. Nengüadengiê - título de uma mulher que é responsável pela organização dos rituais de modo geral, é a mãe-pequena; 4. Tata pocó - título de um homem que realiza os sacrifícios rituais; 5. Tata cambono - título de alguns homens que são responsáveis pelos instrumentos musicais e pelas cantigas. São também designados como ogãs; 6. Cota - título de algumas mulheres que desempenham a função de cuidar das divindades em transe, bem como de suas vest...