Trilha
Quero pensar nos desdobramentos do termo raiz.
Raiz para além das ervas.
Quero pensar em raízes sonoras. Dos batuques de candomblés que surgem os beat do funk, no cotidiano dos terreiros que nasce o fazer dos sambas.
Quero uma trilha que une passado presente e futuro.
Uma dança afro raiz, que no Brasil nos leva novamente para o terreiro.
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Parafraseando com o conceito de raiz e na intenção de unir passado, presente e futuro, eu pesquisei os hinos de escolas de samba capixaba. Pesquisei a escola de samba mais antiga do ES, a Unidos da Piedade, e uma escola que gosto muito da produção sonora, eleita como a melhor bateria de escola de samba do estado, a Novo Império. Também pesquisei a Jucutuquara e Pega no Samba. Não queria enredos, estou procurando os cantos das nações que antecedem o samba enredo do ano.
Raiz do samba, comunidade, ancestralidade, história do povo negro.
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Ainda pesquisei alguns beats de funks contemporâneos que se inspiraram nos anos 90. Também busquei no spotify canções que estejam relacionadas aos iaôs.
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Piedade:
https://www.youtube.com/watch?v=2PIEKVBsI-c&ab_channel=LIESGEOFICIAL
Novo Império:
https://www.youtube.com/watch?v=HCxWPCb9dFI&ab_channel=LIESGEOFICIAL
Jucutuquara:
https://www.youtube.com/watch?v=uWpj7N5L4o4&ab_channel=LIESGEOFICIAL
Pega no Samba:
https://www.youtube.com/watch?v=iYYXeS5M2ss&ab_channel=LIESGEOFICIAL
Eu não curti muito os hinos da Jucutuquara e Pega no Samba para uma tentativa de edição.
Os funks
🙂 nossa essa primeira gostei mais...
https://www.youtube.com/watch?v=YmdSwn9q5tY&ab_channel=DJEdgar-Topic
https://www.youtube.com/watch?v=giRBYy-nn_o&ab_channel=ROCKMANIACS%26AFINS
A música de iaô - gostei muito. Gostei muito.
https://www.youtube.com/watch?v=ZuGOQQGC1Z8&ab_channel=Ed%C3%BAn%C3%80r%C3%A1Sang%C3%B4-Topic
Fiquei o dia escutando as canções.
Quero primeiro fazer a música.
Quero levar o som para um pegada de balada.
Pensei em uma Mãe de Santo DJ. Quero que ela fique “pilotando” a trilha durante o trabalho.
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VATIN, Xavier. (2005) Rites et musiques de possession à Bahia, Paris, L'Harmattan.
A música no candomblé é quase sempre medida, isto é, denota-se a presença, materializada ou virtual, de uma pulsação isócrona como no original tempo musical. /.../ Todas as cantigas são acompanhadas por fórmulas rítmicas, chamadas toques; a pulsação, frequentemente, é evidente /.../ ela é de qualquer modo materializada nos passos de dança.
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