Canto

 



No Inzó Dandaluna, a pessoa responsável pela sequência das cantigas é o tatagongá. As cantigas começam, na maioria das vezes, pela sua voz. Ele é o solista e o coral é composto pelos outros membros da comunidade que respondem às cantigas. Ele saúda a divindade e, em seguida, tira a cantiga sem o som dos instrumentos musicais, utilizando somente a sua voz. As pessoas respondem ao mesmo tempo em que os instrumentos musicais iniciam a orquestração. Há, assim, uma alternância entre o solista e o coral. Isso se dá de duas formas diferenciadas:
1ª o enunciado da cantiga é repetido tal qual foi entoado pelo tatagongá;
2ª o enunciado da cantiga é apenas completado.
Essas duas formas são descritas por Vatin (2005:161) como:
1ª) antifonal: o coro retoma o enunciado do solista;
2ª) responsorial: o coro completa o enunciado do solista.


DEFUMAÇÃO


1ª atividade: Defumação

Defumar todo o barracão com um recipiente de alumínio, contendo carvão em brasa e diferentes ervas secas:

- alecrim (rosmarinus officialis);

- alfazema (lavandula angustifolia);

- benjoim (scaptotrigona postica);

- alfavaca de cheiro (marsypianthes hyptoides);

- anis estrelado (clausema anisata);

- incenso (boswellia papyrifera);

- mirra (commiphora myrrha);

- patchuli (pogostemon heyneanus).


A PEMBA



2ª atividade: Soprar canela.

https://www.youtube.com/watch?v=_TbbVMQYUuc&ab_channel=DiscosRarosdeUmbandaeCandombl%C3%A9

https://www.youtube.com/watch?v=3Qcrs-p7DHw&ab_channel=Release-Topic

https://www.youtube.com/watch?v=K8ODYo1jUnM&ab_channel=Release-Topic




ILÁ

As equedes foram “quendando" as divindades incorporadas, fazendo-as ajoelharem-se no solo e cobrindo-lhes a cabeça com um pano que trazem sempre à cintura para essas ocasiões.


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